O queijo provolone é um queijo de origem italiana, muito elaborado nas regiões da Lombardia e Veneto, particularmente nas províncias de Cremona, Brescia, Verona, Rovigo, Pádua e Piacenza.
É um queijo de massa fermentada e filada produzido a partir de leite de vaca, de sabor suave (provolone fresco) ou picante (provolone maturado), apresentando formato em forma de cone, pêra, melão ou salame.
Apresenta a crosta fina, brilhante e coloração tendendo ao amarelo dourado.
A pasta interna pode apresentar pequenos olhos e textura variável (embora geralmente sólida e compacta), ao corte, o provolone tende da cor branca ao palha.
O sabor e aroma pode variar em função da flora láctea empregada combinada ou não com outros ingredientes, como a lipase de cabrito ou cordeiro.
O provolone fresco pode ser consumido de imediato e possui uma massa macia elástica (mas não de borracha) com sabor de leite, suave, amanteigado e odor suave.
O provolone maturado apresenta massa firme, consistente, não elástica, com sabor forte e picante, muito saboroso e odor característico.
Todos os atributos de um queijo com sabor forte e pronunciado somente é conseguido com a combinação perfeita de uma boa flora láctea empregada somado ao tempo de maturação (mínimo de 3 meses).
O queijo fresco pode acompanhar saladas de escarola, alface, rúcula, milho, espinafre, abobrinha, beterraba, etc. O provolone picante (maturado) pode ser acompanhamento para saladas rústicas, frutas secas, pera. O provolone fresco combina perfeitamente com vinhos brancos delicados, enquanto que o provolone maturado (sabor picante) acompanha bem vinhos brancos encorpados.
Características:
Formato: diversos formatos (pêra, salame, cônico alongado, melão);
Sabor: suave ao picante conforme o grau de maturação;
Peso: varia de acordo com o formato;
Massa: cozida (utilização de fermento termofílico), fermentada, filada e salgada.
Veja algumas receitas usando Queijo Tipo Provolone Fresco - Defumado (Fracionado)